Procurar

Mostrando postagens com marcador doença mental. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador doença mental. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Doença Mental

anorexia
É a deliberada perda de peso ou a manutenção em níveis abaixo do recomendável por vontade própria. 

A perda de peso pode ser pela abstenção de alimentos "que engordam", com regimes, com o uso de inibidores do apetite, com purgantes ou diuréticos, induzindo vômitos ou praticando exercícios pesados.

 A pessoa com este problema adota todo um comportamento direcionado para o emagrecimento e sofre de um verdadeiro pânico de engordar. 

A maioria das doenças faz sua apresentação com sintomas como dores, fraqueza, etc, alertando pacientes e família de que algo anormal está acontecendo e é necessário realizar uma consulta médica.

 A anorexia costuma ser insidiosa em sua forma de apresentação; os pacientes se propõem a começar um programa de emagrecimento, com uma dieta, acompanhada às vezes de uma aumento de atividade física, e assim começa a perda de peso. 

Em geral isso provoca bem-estar no paciente e passa desapercebido para a família, como sinal de que algo grave se iniciou. 

O alarme começa quando a negativa de comer é muito acentuada e o definhar se torna evidente, ou quando aparece a amenorreia. 

A anorexia é considerada uma doença mental, porém atinge o corpo da pessoa trazendo consequências irreversíveis. Além disso entre as doenças mentais é a que tem a maior taxa de suicídios.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Doença Mental

É a deliberada perda de peso ou a manutenção em níveis abaixo do recomendável por vontade própria. A perda de peso pode ser pela abstenção de alimentos "que engordam", com regimes, com o uso de inibidores do apetite, com purgantes ou diuréticos, induzindo vômitos ou praticando exercícios pesados. A pessoa com este problema adota todo um comportamento direcionado para o emagrecimento e sofre de um verdadeiro pânico de engordar. A maioria das doenças faz sua apresentação com sintomas como dores, fraqueza, etc, alertando pacientes e família de que algo anormal está acontecendo e é necessário realizar uma consulta médica. A anorexia nervosa, em troca, costuma ser insidiosa em sua forma de apresentação; os pacientes se propõem a começar um programa de emagrecimento,com uma dieta,acompanhada às vezes de uma aumento de atividade física, e assim começa a perda de peso. Em geral isso provoca bem-estar no paciente e passa desapercebido para a família,como sinal de que algo grave se iniciou. O alarme começa quando a negativa de comer é muito acentuada e o definhar se torna evidente, ou quando aparece a amenorréia. A anorexia é considerada uma doença mental,porém atinge o corpo da pessoa trazendo consequências irreversíveis. Além disso entre as doenças mentais é a que tem a maior taxa de suicídios.