Procurar

Mostrando postagens com marcador adolescentes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador adolescentes. Mostrar todas as postagens

sábado, 27 de maio de 2023

Conceituando..

anorexia
A anorexia é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar , baixo peso corporal e estresse físico. É uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. A anorexia afeta principalmente adolescentes do gênero feminino, os casos de anorexia para o gênero masculino são mais raros, mas existem. 

Este distúrbio alimentar é resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, embora o paciente esteja extremamente magro, olha se no espelho e se enxerga obeso, sente medo de engordar, por isso, exagera na atividade física, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos. Além da distorção da autoimagem, as causas podem ser problemas emocionais como dificuldade em ser aceito pelo grupo, problemas em família e amizades e também baixa autoestima. A seguir serão descritos alguns sintomas provocados pela doença:

- Peso corporal abaixo do normal e IMC menor que 17, com avaliação frequente do próprio peso;

- Prática excessiva de atividades físicas, principalmente após as refeições;

- Para as mulheres interrupção do ciclo menstrual e regressão de características femininas;

- No caso dos rapazes, impotência sexual;

- Depressão profunda, tristeza, irritabilidade, a pessoa chora muito, não confia nas pessoas nem em si mesmo, têm medo, sensibilidade e tendências suicidas;

- Câimbras, tontura, dores de cabeça e dores de estômago;

- Preocupação exagerada com o valor calórico dos alimentos. Esses pacientes chegam a ingerir apenas 200kcal por dia;

- Visão distorcida do próprio corpo. Apesar de extremamente magras, essas pessoas julgam-se com excesso de peso;

- Recusa em participar das refeições familiares. Os anoréxicos alegam que já comeram e que não estão mais com fome que sentem dores de estômago e abdômen estufado;

-Refeições com horários definidos geralmente 6 refeições mas pouca quantidade calórica;

- O anoréxico esconde alimentos para não comer com medo de engordar, principalmente doces e busca todos os métodos que o faça emagrecer.

- Hábitos alimentares diferentes, como cortar a comida em minúsculos pedaços;

- Culpa ou vergonha de comer, dificuldade de alimentação na frente de outras pessoas, mudanças de humor constantes, inseguranças pessoais, perfeccionismo;

A anorexia possui um índice de mortalidade entre 15 a 20%, o maior entre os transtornos psicológicos existentes. As causas da morte pode ser ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio que ajudam a controlar o ritmo normal do coração, insuficiência renal ou suicídio.

Devido à complexa interação entre os problemas emocionais e fisiológicos apresentada nos transtornos alimentares, o ideal é que o paciente seja acompanhado por uma equipe de especialistas para a realização de um tratamento. Entre os especialistas pode haver psicólogo, psiquiatra, médico clínico (pediatra ou endocrinologista), nutricionista, educador físico, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

Nesse contexto, dependendo do estado geral da paciente pode-se pensar em internação para restabelecimento da saúde. Correção de possíveis alterações metabólicas e um plano alimentar bem definido e controlado por nutricionistas, se necessário alimentação via sonda. Além disso, o tratamento também deve abordar o quadro psicológico, podendo ser principalmente a terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia individual. A reintrodução dos alimentos deve ser gradativa, caso contrário provocaria grande sobrecarga cardíaca. 

Não há medicação específica para a anorexia nervosa, medicamentos antidepressivos podem ajudar a atenuar sintomas depressivos, compulsivos e de ansiedade mas é uma área que carece de muitos resultados satisfatórios tendo em vista a multicausalidade da doença. As recaídas podem acontecer, daí a importância de se ter um acompanhamento profissional por longa data. O paciente não pode sofrer rejeições de pessoas nem enfrentar
momentos
difíceis é necessário a possível compressão de todos.

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Estudo Anorexia Atípica X Anorexia

anorexia atípica
 Dra. Susan Sawyer, da Universidade de Melbourne, Austrália e seus pesquisadores compararam 42 adolescentes com anorexia atípica  com 118 adolescentes com anorexia na consulta inicial do Programa de Transtornos Alimentares Royal Children's Hospital em Melbourne. Eles observaram que:

=> Adolescentes diagnosticados com anorexia atípica tinham a mesma probabilidade de apresentar bradicardia no início do quadro que adolescentes com anorexia (24% contra 33%; p = 0,28). 

=> 43% dos pacientes com anorexia atípica também tiveram alterações ortostáticas significativas na frequência cardíaca ou na pressão sanguínea na apresentação do quadro, enquanto essa porcentagem foi de 38% em pacientes com quadro típico (p = 0,6). 

=> 10% dos pacientes com anorexia atípica e 13% dos pacientes com anorexia também estavam com hipotermia (p = 0,68).

=> A proporção de pacientes em cada grupo que precisou de admissão hospitalar na apresentação do quadro foi semelhante: 41% entre os pacientes com anorexia atípica e 52% com anorexia (p = 0,21). 

=> As taxas de comorbidades psiquiátricas também não foram diferentes entre os dois grupos, sendo de 38% no grupo atípico e 45% no típico (p = 0,44).

Dessa forma, a Dra. Sawyer e colaboradores recomendam fortemente que os médicos busquem sintomas de transtornos alimentares se seus pacientes adolescentes perderam peso recentemente, independentemente do peso atual.


domingo, 18 de setembro de 2016

Método Maudsley

Método Maudsley
A abordagem ou método de Maudsley foi desenvolvido na década de 1980, o Hospital Maudsley, em Londres. 

Com eficácia comprovada é utilizado principalmente com a finalidade de restauração do peso e é destinado a crianças e adolescentes que têm vindo a sofrer de anorexia por um período de menos de três anos.

Nesta abordagem os pais levam a recuperação da criança com o apoio de um terapeuta familiar, diferente de outras terapias que muitas vezes a criança fica em tratamento longe de casa e do ambiente familiar em uma enfermaria de hospital.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dietas aos 9 anos

anorexia em criançasSegundo uma investigação que ocorreu na Universidade de Leeds no Reino Unido uma em cada cinco meninas com nove anos de idade fazem dieta porque, na escola, os colegas comentam, ou riem do seu aspecto físico. O que contribui também para as dietas serem feitas é a pressão da mídia e da própria família, levando as crianças a acreditar que ela se tornaria mais agradável sendo magra. Os investigadores também perceberam que as meninas que são alvo das gozações apresentam uma personalidade mais frágil e baixa auto-estima, mesmo sem ser obesas.

Segundo Andrew Hill o investigador principal do estudo há um grande risco que estas crianças correm de desenvolver desordens alimentares durante a adolescência, devido à forma encontrada pelas meninas para reduzir o peso: Elas pulam refeições, evitam determinados tipos de alimentos e ainda optam por comer menos durante o dia.

A psicóloga Denise Bellotto de Moraes, da Unifesp foi responsável por uma pesquisa que avaliou o comportamento de 316 adolescentes de 10 a 19 anos de uma escola particular em São Paulo, constatando que metade das 178 meninas estava insatisfeita com seus corpos, contra 30% dos meninos. Das garotas, 30% faziam dieta sem precisar.

O resultado dessa obsessão com as dietas é preocupante e pode comprometer o desenvolvimento, podendo, inclusive ser o início de distúrbios alimentares graves. O que os adolescentes têm que fazer é aceitar as mudanças do corpo, por exemplo, é normal que as meninas ganhem alguns quilos por volta dos dez anos, pois elas precisam de depósitos de gordura para a produção dos hormônios da puberdade.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Anorexia Infantil

criançaUma pesquisa americana demonstrou que 25% das crianças tem um tipo de transtorno alimentar. Se analisarmos a rejeição alimentar este número sobe para 80%. Na maioria dos casos, esta rejeição ocorre quando a mãe na hora das refeições oferece alimentos de baixo valor nutritivo ou compara a criança com outra pessoa. A partir disso a criança pode associar a hora das refeições a um momento desagradável e de aborrecimento, criando traumas com os alimentos.

De acordo com a psicóloga Wanderlea Arruda Mattos, a anorexia infantil não tem as mesmas causas da doença na adolescência. A anorexia infantil existe de duas formas:

1) A criança apresenta nítidos apavoramentos diante da comida, consequentemente recusa o alimento e está associada a insônias severas, comportamentos estranhos e isolamento. Este é mais raro de acontecer.

2) O outro tipo é bastante comum e a vida social da criança é normal. Pode começar nos primeiros meses de vida e alastrar-se por anos. Os pais tentam varias formas de fazer a criança comer, o que muitas vezes faz com que a criança crie traumas e rejeite de uma vez a comida. A coerção física e castigos jamais devem ser usados.

Com crianças pequenas, o essencial é os pais ficarem indiferentes com a alimentação da criança, também não devem se mostrar incomodados com a recusa em comer, nem mesmo falarem mais de comida para a criança, na verdade devem deixar a criança à vontade , pois o apetite da criança pequena é mais sensível. Ela pode momentaneamente perder o apetite por várias razões, por estar doente, gripada, ou pelo crescimento dentário.

Na medida em que cresce, a criança anoréxica tende a desenvolver um traço de personalidade que continua na fase da adolescência, a opinião dada por uma pessoa próxima é sentida como uma ordem e a criança acaba sempre dando uma resposta negativa, é como se toda vez que você chamasse a criança para fazer algo ela colocasse na cabeça de que ninguém manda nela, por isso não vai fazer.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Porque ?

baixo peso corporal
Az vezes nos perguntamos porque as pessoas sofrem de anoerxia, principalmente porque as crianças sofrem de anorexia...se as vezes nem entendem oque se passa no mundo.

è as crianças sofrem muitas vezes dores que os adultos jamais imaginam que elas possam ter... Uma dor que não é física...uma dor que emocional...que pode ser que não seja tratada e esta acabe se manifestando por meio da anorexia..

Pode acontecer com os adolescentes e adultos... um trauma algo que marcou a sua vida, tristeza sofrimento... se ninguem entender e poder ajudar ... isso vai se manifestar em alguma doença e dentre elas a anorexia...

A dor emocional se torna uma mal físico que pode não ter cura..

Pessoal vamos tentar viver uma vida melhor e ajudar quem já está vivendo este pesadelo a sair dele !!

Conto com vocês...