Procurar

Mostrando postagens com marcador ansiedade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ansiedade. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Comportamento Compulsivo - Você sabe o que é?

Transtorno Obsessivo CompulsivoComportamentos Compulsivos ou também chamados de Comportamentos Aditivos são hábitos aprendidos e repetitivos em excesso, eles ocorrem quase que automaticamente. São seguidos por uma descarga de alívio de ansiedade e angústia. 

Esses Comportamentos Compulsivos não permitem o bem estar mental pleno, ao conforto físico e à adaptação social. Exemplos:

Se a pessoa contra sua vontade é acometida pela ideia de que está se contaminando através de alguma sujeira nas mãos, terá pronto alívio em lavar as mãos. Entretanto, se tiver que lavar as mãos 40 vezes por dia, ao invés de adaptar essa atitude, acaba por esgotar.

Se a pessoa tem um pensamento incômodo de que aquilo que acabou de comer poderá engordá-la, terá alívio dessa sensação provocando o vômito, ou tomando laxantes... 

Isso se chama TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo, mas porque estamos falando disso num blog de anorexia?

Estamos falando, pois dentro dos comportamentos compulsivos teríamos, além do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), o Transtorno do Esquema Corporal ou ainda chamado de Transtorno Dismórfico Corporal, que é a Anorexia, a falsa imagem do corpo, onde as pacientes acham que estão gordas.

Não há uma causa bem estabelecida para a ocorrência destes comportamentos, são  hábitos aprendidos no seio familiar,seja por razões psicológicas ou biológicas, podem ser entendidos como atitudes de enfrentamento da ansiedade e angústia, trazendo conseqüências físicas, psicológicas e sociais graves.

Primeiramente o paciente acaba tornando-se dependente dessas atitudes, as quais ocupam um espaço importante no seu cotidiano. Em alguns casos ocorrem danos físicos, no caso da anorexia pode ocorrer à desnutrição e isto levar a outros problemas de saúde e até a morte.

Geralmente  essas pessoas sentem desconforto emocional se não fizerem esses comportamentos ritualísticos, apresentam grande angústia ou ansiedade na ausência ou na impossibilidade em realizar a atividade compulsiva, isso acaba causando irritabilidade nos pacientes.

A ocorrência de tais comportamentos pode resultar em prejuízo no trabalho, na conclusão de tarefas, na liberdade de sair de casa, na vergonha do contato com outras pessoas. 

Quando surgem estas conseqüências, prejuízos significativos à vida da pessoa, de sua família e amigos, devemos procurar ajuda urgente de um profissional.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Estudo e os Pensamentos

ansiedade
Sabe-se que os pensamentos relacionados ao medo são uma das maiores causas de doenças ligadas à ansiedade, como depressão, síndrome do pânico e também a anorexia. Cientistas descobriram uma forma de impedir que estes pensamentos se formassem no cérebro de ratos, por meio do bloqueio das transmissões de sinapses elétricas  no cérebro desses animais, isto é a ligação entre as células do cérebro, concluindo que as sinapses elétricas formam os pensamentos de medo e provavelmente outros tipos também.


A descoberta abre uma porta para a busca de medicamentos que sejam capazes de manipular essas sinapses.

Aguardemos então!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

A doença do mundo moderno

anorexia em meninasO culto co corpo é responsável por 95% dos casos de anorexia em meninas. Ocorrem diversos casos nas áreas litorâneas e principalmente nas seguintes profissões: bailarina, atrizes, atletas, modelos e nutricionistas.

Devemos ter muito cuidado, pois a anorexia vem acompanhada da depressão, ansiedade e se não tratada pode levar a morte.

Além da recusa de alimentos “que podem engordar”, os pais devem ficar atentos ao que os filhos vêm na televisão ou na Internet de forma obsessiva, por exemplo, programas e sites voltados à obesidade, revistas com programas para manter a forma, observar também se a filha vai ao banheiro sempre após as refeições, pois ela pode estar induzindo vômito. A criança sempre tem a imaginação do tipo “desejo ser igual a tal pessoa” e ela pode levar isso tão a sério a ponto de desenvolver a doença.

Procure acompanhar o dia a dia de seus filhos e sempre faça as refeições em família.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Tratamentos em desuso

tratamentoExistem alguns tratamentos que eram realizados em pacientes anoréxicas que hoje estão em desuso:

Eletroconvulsoterapia: trazia benefício com relação à ansiedade, humor e apetite, não adiantava pois as pacientes negam alimentação embora sintam fome.

Insulinoterapia: não é mais utilizado, pois sua ação é produzir apetite e torna-se desnecessária no tratamento da anorexia, pois as pacientes não tem perda de apetite mas se negam a se alimentar.

Neurocirurgias: eram indicadas em casos extremos, mas sabe-se que o problema é psicológico.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Depoimento: Ansiedade e Mente Vazia

mente vaziaAgradecemos ao Rodrigo Brito que deixou seu comentário na postagem Meu Simples Diário. Obrigada pela sua dica, você tem razão a pessoa que está com anorexia, possui a mente vazia e não sabe, o seu único objetivo é lutar para conseguir emagrecer e parece que precisa se esconder. Que bom que você está consciente do que deve fazer.

Mais uma vez lhe agradeço e esperamos que sua dica ajude muitas pessoas.