- pensamentos constantes sobre comida, peso ou imagem corporal;
- manter um cronograma de exercícios rígido;
- restringindo certos grupos alimentares;
- sentimentos de depressão, irritabilidade ou ansiedade;
- sentindo -se "fora de controle";
- sentimentos de isolamento;
- tendência a comer sozinho em vez de com a família ou entes queridos;
- rituais ou hábitos associados com a hora da refeição;
- preocupar ou evitar comer em público;
- cozinhar para os outros sem comer.
+ Anorexia Nervosa +
Conceito, Tratamento, Sintomas, Consequências, Comportamentos, Depoimentos, Histórias
Procurar
Mostrando postagens com marcador depressão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador depressão. Mostrar todas as postagens
terça-feira, 12 de setembro de 2023
Sintomas e sinais emocionais e comportamentais
domingo, 29 de julho de 2018
Transtornos Associados
Transtorno Depressivo Maior: surge geralmente em pessoas que restringem severamente a alimentação, ele possui sintomas depressivos como humor deprimido, retraimento social, irritabilidade, insônia etc
OBS: Os sintomas de perturbação do humor devem ser reavaliados após uma recuperação completa ou parcial do peso.
Transtorno Obsessivo-Compulsivo: Características obsessivo-compulsivas, tanto relacionadas quanto não relacionadas aos alimentos são salientes e são causadas pela desnutrição. A maioria dos indivíduos com anorexia preocupa-se excessivamente com alimentos, alguns colecionam receitas ou armazenam comida.
Outras características ocasionalmente associadas com a Anorexia incluem preocupações como comer em público, sentimento de inutilidade, uma forte necessidade de controlar o próprio ambiente, pensamento inflexível, espontaneidade social limitada e iniciativa e expressão emocional demasiadamente refreadas.
segunda-feira, 4 de abril de 2016
Estudo e os Pensamentos

Sabe-se que os pensamentos relacionados ao medo são uma das maiores causas de doenças ligadas à ansiedade, como depressão, síndrome do pânico e também a anorexia. Cientistas descobriram uma forma de impedir que estes pensamentos se formassem no cérebro de ratos, por meio do bloqueio das transmissões de sinapses elétricas no cérebro desses animais, isto é a ligação entre as células do cérebro, concluindo que as sinapses elétricas formam os pensamentos de medo e provavelmente outros tipos também.
A descoberta abre uma porta para a busca de medicamentos que sejam capazes de manipular essas sinapses.
Aguardemos então!
quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
A doença do mundo moderno
O culto co corpo é responsável por 95% dos casos de anorexia em meninas. Ocorrem diversos casos nas áreas litorâneas e principalmente nas seguintes profissões: bailarina, atrizes, atletas, modelos e nutricionistas.Devemos ter muito cuidado, pois a anorexia vem acompanhada da depressão, ansiedade e se não tratada pode levar a morte.
Além da recusa de alimentos “que podem engordar”, os pais devem ficar atentos ao que os filhos vêm na televisão ou na Internet de forma obsessiva, por exemplo, programas e sites voltados à obesidade, revistas com programas para manter a forma, observar também se a filha vai ao banheiro sempre após as refeições, pois ela pode estar induzindo vômito. A criança sempre tem a imaginação do tipo “desejo ser igual a tal pessoa” e ela pode levar isso tão a sério a ponto de desenvolver a doença.
Procure acompanhar o dia a dia de seus filhos e sempre faça as refeições em família.
sábado, 3 de outubro de 2015
Riscos
Riscos associados à exposição da anorexia, a curto e longo prazo:- Anemias severas e leucopenia (diminuição das células de defesa);
- Baixa dos níveis de potássio podendo causar parada cardíaca;
- Batimentos cardíacos irregulares;
- Depressões;
- Desidratação
- Infertilidade;
- Inflamação dos nervos, comprometendo as atividades do sistema nervoso;
- Insônias;
- Insuficiência Renal;
- Morte;
- Osteoporose;
- Perda de massa muscular, com consequência da perda de força;
- Prisão de ventre;
- Problemas dentários (por exemplo cáries ou desgaste do esmalte);
- Problemas de fígado;
- Problemas gastrointestinais;
domingo, 2 de março de 2014
Depressão com Anorexia
Olá conforme alguns comentários deixados na postagem Depoimento Sofro de Anorexia, é importante esclarecer que a anorexia pode ser acompanhada por depressão bem como uma pessoa com depressão pode desenvolver anorexia, no entanto que pessoas com anorexia são tratadas com antidepressivos além de terapias psicológicas.
Ao sentirmos estes sintomas seria interessante procurarmos ajuda antes que a situação atual se agrave, pois quando a doença inicia é muito difícil do paciente aceitar que está com a mesma,no entanto que ele sempre se sentirá bem a cada kg perdido.
Por isso peço a você que postou o comentário que acha que está bem que procure alguém para conversar, alguém com quem se sente bem. Pode ser um amigo, um profissional e se quiseres conversar comigo também pode me adicionar no skype/msn disturbioanorexia@hotmail.com
Este blog de anorexia é para vencer este pesadelo, pois já foi enfrentado por mim, caso queira acompanhar pode ser seguidora do mesmo. É bom conhecer como é a doença, pois as pessoas que não conhecem geralmente tiram sarro de quem passa por isso !!!
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Importância
A anorexia infantil pode ser passageira, mas também pode ser resultado de um trauma, insatisfação ou depressão. Para tentar solucionar os pais podem mudar os hábitos alimentares e dar mais atenção para a criança, passear com ela nos seus lugares preferidos, demonstrar que se importa com ela. Se a situação não mudar é aconselhável procurar um psicólogo ou psiquiatra de preferência infantil.É importante também conversar com seu filho, elogie uma boa conduta, responda a todas as suas perguntas, e se não souber alguma resposta, não se envergonhe, mostre-se interessado em procurá-la. De importância a ele !
sábado, 27 de junho de 2009
Doença com o maior índice de mortalidade

Anorexia pode matar 15% dos adultos que sofrem com a doença. A informação é da Sociedade Alemã para Distúrbios Alimentares. Grupo diz que doença precisa ser levada 'muito' a sério.
Dos adultos que sofrem de anorexia, 15% poderiam morrer devido à doença, segundo informou nesta quarta-feira o presidente da Sociedade Alemã para Distúrbios Alimentares (Dgess, na sigla em alemão), Manfred Fichter, que classificou a anorexia como "a doença física com maior índice de mortalidade".
Fichter declarou que a maioria dessas mortes ocorre por causa dos sintomas da doença, embora tenha acrescentado que o número de suicídios entre esses pacientes "é alto".
"Só a metade dos doentes é capaz de vencer completamente o problema", afirmou o presidente da Dgess, que participa no sul da Alemanha de um congresso sobre distúrbios alimentares.
Fichter considera importante "levar muito a sério" os que sofrem com o problema, que costumam ser "alvo de brincadeiras". Segundo dados da Dgess, cerca de 6% das mulheres alemãs de 15 a 35 anos sofrem com algum tipo de transtorno relacionado com a alimentação, seja anorexia ou bulimia.
A proporção desses distúrbios no sexo masculino aponta para um caso entre dez do sexo feminino. "Os homens querem ter músculos e com a anorexia vêem que emagrecem demais. Por isso é mais fácil motivá-los para que voltem a comer", declarou Fichter.
Entre as principais causas da doença, o presidente da Dgess citou o estresse e graves problemas de auto-estima, que em algumas ocasiões estão vinculados a quadros de depressão.
"O paciente pensa unicamente em comida, alimentação, peso e imagem", concluiu Fischer, que acrescentou que o tratamento dos distúrbios "não é simples", já que os medicamentos "não ajudam" na hora de atenuar "os principais sintomas da doença".
Fonte: EFE
Dos adultos que sofrem de anorexia, 15% poderiam morrer devido à doença, segundo informou nesta quarta-feira o presidente da Sociedade Alemã para Distúrbios Alimentares (Dgess, na sigla em alemão), Manfred Fichter, que classificou a anorexia como "a doença física com maior índice de mortalidade".
Fichter declarou que a maioria dessas mortes ocorre por causa dos sintomas da doença, embora tenha acrescentado que o número de suicídios entre esses pacientes "é alto".
"Só a metade dos doentes é capaz de vencer completamente o problema", afirmou o presidente da Dgess, que participa no sul da Alemanha de um congresso sobre distúrbios alimentares.
Fichter considera importante "levar muito a sério" os que sofrem com o problema, que costumam ser "alvo de brincadeiras". Segundo dados da Dgess, cerca de 6% das mulheres alemãs de 15 a 35 anos sofrem com algum tipo de transtorno relacionado com a alimentação, seja anorexia ou bulimia.
A proporção desses distúrbios no sexo masculino aponta para um caso entre dez do sexo feminino. "Os homens querem ter músculos e com a anorexia vêem que emagrecem demais. Por isso é mais fácil motivá-los para que voltem a comer", declarou Fichter.
Entre as principais causas da doença, o presidente da Dgess citou o estresse e graves problemas de auto-estima, que em algumas ocasiões estão vinculados a quadros de depressão.
"O paciente pensa unicamente em comida, alimentação, peso e imagem", concluiu Fischer, que acrescentou que o tratamento dos distúrbios "não é simples", já que os medicamentos "não ajudam" na hora de atenuar "os principais sintomas da doença".
Fonte: EFE
terça-feira, 28 de abril de 2009
Pergunta : Antidepressivos
Estava lendo alguns sites americanos pró anorexia e descobri que muitas meninas fazem uso do antidepressivo ZOLOFT. Qual é a atuação deles nesses casos?? O remédio ajuda a emagrecer e/ou perder o apetite ?Nenhum dos dois. Como a Anorexia tem uma característica fortemente obsessiva, os Antidepressivos costumam ajudar no tratamento.
terça-feira, 7 de abril de 2009
Depoimento: morte de perto
completarei 19 anos agora em abril. Sofro de anorexia desde o final de 2003. Essa doença me matava um pouquinho a cada dia. Hoje tenho 1. 62cm e 36kgs. Estou procurando me curar, desde o ultimo dezembro consegui engordar 3kgs. Consulto psiquiatras, mas a anorexia é uma obsessão. Eu costumava comer apenas 2 ou 3 pedaços de frutas por dia, hoje já consigo comer mais que isso. Cheguei a ficar 2 vezes internada por conta da doença. A última vez eu fui parar no CTI por inanição, eu não conseguia me levantar nem andar por causa da fraqueza. Foi então que conheci a morte de perto, e resolvi me tratar. Minha pressão arterial desabava por causa de diuréticos. Não sei se conseguirei me curar 100%, porém luto por isso. Então pessoas, tomem cuidado, pois anorexia realmente mata, não levem dietas muito a risco. Fora a depressão.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Depoimento: ler sobre pessoas como eu
Tenho 19 anos, dos últimos 3 sofro de anorexia e bulimia. Hoje estava muito deprimida e resolvi tentar uma coisa nova: ler sobre pessoas como eu. Precisava acreditar que vale à pena continuar lutando contra esta doença e ler os depoimentos de pessoas que estão conseguindo me fez ter esperança de ter uma vida sem tanto sentimento. No início o impacto que senti ao ler as histórias de outras meninas foi tão grande que cheguei a ficar tonta, até agora não me sinto na minha melhor forma mas queria escrever um pouco do que acontece comigo. Em 98 comecei a vomitar e tomar laxante em parar e fui a diversos médicos que disseram que eu tinha gastrite. Iniciei um tratamento que não deu certo até que fiquei 2 semanas em um hospital porque ninguém conseguia descobrir o que havia de errado comigo. Fiz vários exames e o diagnóstico continuou sendo o mesmo. Fui avaliada pela Psicóloga do Hospital que falou que não era uma doença com causas psicológicas. Fui a uns 20 médicos até que meu clínico atual diagnosticou a anorexia. Eu não induzia vômitos, mas me sentia tão culpada ao comer que acabava vomitando sem ter consciência do que realmente estava acontecendo. Hoje faço terapia 2 vezes por semana e peso 51 kg, o normal para os meus 1, 62m mas já cheguei a pesar 39 kg. Agora tenho força física suficiente para lutar contra a doença, apesar de vomitar ocasionalmente. Mas me falta acreditar realmente que posso me curar. Parece que se eu sumir ninguém vai se importar. E me sinto muito sozinha, abandonada, como várias barras de chocolate por dia como se esta fosse a única maneira de ter algo "doce" na minha vida. E só me sinto pior com isso. Mas alguma coisa lá no fundo não me deixou desistir da vida até hoje. Decidi que vou deixar de tentar melhorar e agora vou ficar boa de vez. Eu sei como posso começar a fazer isso e só passar a fazer realmente. Escrever este depoimento foi o primeiro passo. Daqui a um mês espero poder voltar a escrever e mostrar como melhorei. Boa sorte para todos, e obrigada por escutarem o que eu tinha para dizer.
domingo, 22 de março de 2009
Verificações e Necessidades
Sendo uma doença da adolescência e do crescimento, requer a ajuda de:
-um medico que faça a observação e avaliação do estado físico da doente;
- um psiquiatra ou psicólogo, com formação na área da psicoterapia individual e de terapia familiar.
Quando, no caso das mulheres, verificar:
-a ausência de três menstruações seguidas;
-um peso 25% abaixo do que deveria ser o peso normal;
-tendências suicidas e depressivas;
-insucesso nas varias tentativas de convencer a pessoa a alimentar-se
-o internamento numa unidade hospitalar especializada é inevitável, visto que se não for devidamente tratada, pode levar à morte.
sábado, 21 de março de 2009
Depoimento: impressionada comigo..
Tenho 17 anos, 1, 65 metros e aproximadamente 49 quilos. A dois anos atrás era modelo, mas passei a comer mais do que devia, e todos sabem que nessa carreira em hipótese alguma pode-se estar acima do peso; Então me lembrei de um filme que vi em certa ocasião que justamente falava sobre BULIMIA e ANOREXIA. . . até aí nem sabia que essas doenças existiam. . . mas no filme as protagonistas forçavam o vômito e paravam de comer. . . então passei a achar que aquelas duas alternativas eram a solução de meu problema. Passei uma semana comendo e vomitando sendo que às vezes nem engolia, eu já tinha um recipiente ao lado para eu mastigar e cuspir. . . (nojento não?! mais aposto, que quantas fizeram isso sem ninguém saber heim!?!). Em cinco dias consegui emagrecer 5 quilos, para mim foi a fórmula de dieta mais eficaz que vi até hoje, mas deixa muitas seqüelas. . . como a culpa de comer a sensação de impotência diante da comida etc. Bem mais depois dessa semana, fiquei um ano sem ter tido essa vontade de comer para depois vomitar, talvez porque uma época comecei a achar muito trabalho forçar para vomitar. . . Mas nessa semana comecei a me achar gorda demais, me olho no espelho e o que vejo é um abdome enorme!!só isso que vejo e nada mais, embora todos digam que estou magérrima, que não tenho onde mais emagrecer pois, me acham magra demais. Mais eu não! estou gorda e pronto! Comecei novamente a forçar o vômito, para me sentir melhor e com menos culpa, a cada refeição feita, o banheiro é minha próxima parada. Apesar do tempo não ninguém que saiba do meu problema, a não ser meu noivo que me ameaçou de voltar a fumar se eu voltasse a ter esse problema, que segundo ele é besteira! mais não consigo contar para ninguém porque sei que não vou conseguir parar, é muito difícil, a culpa de comer e é maravilhosa a sensação de sentir o estômago vazio, tirando a péssima sensação de fome mais. . . AH!!Não sei, não consigo aceitar a idéia de que isso é grave e não tenho com quem contar também, para terem uma idéia ontem acabei de jantar e logo falei que ia para o banho, só que meu noivo desconfiado ligou a luz de fora e ficou perto da janela do banheiro pensando que eu iria direto para o vaso sanitário vomitar. . . errado eu liguei o chuveiro entrei fechei o box, sabendo que ele estava me vigiando, disfarcei e vomitei dentro do box, no ralo do banheiro, então quer dizer até eu fiquei impressionada comigo mesma. . . Mas como ia dizendo não consigo aceitar a idéia de que posso realmente ter bulimia, sendo que li alguns relatos e a idéia não aceitar a doença é só dos que tem anorexia. Minha pergunta é com as informações que dei de mim a vocês, quero a confirmação se sofro ou não sofro de bulimia e se pode também com a minha não aceitação eu sofrer de anorexia. Também queria saber por que sinto dor no estômago até quando vou comer algo nem que seja um pedaço minúsculo quase invisível se carne ou qualquer coisa parecida, até com meio gole da água mesmo e porque cessa a minha dor após o vômito, e mais ou menos umas quatro horas depois volta, queria saber se dores de cabeça consecutivas sendo que nunca as tive, são um sinal dessas doenças e insônia também, mal humor, depressão. . . O site é maravilhoso além de podermos tirar nossas dúvidas tem tudo o que precisamos saber. . . Continuem esse trabalho, pois ajudou e vai continuar a ajudando pessoas como eu e tantas outras a viver o mais intensamente possível.
sábado, 28 de fevereiro de 2009
Psiquiatria e Psicologia

Se a paciente ou seus familiares ouviram do médico que se trata de uma doença grave, ele certamente não exagerou. A Anorexia tem índice de mortalidade entre 10 e 30%, portanto maior que muitas doenças que as pessoas sabem que são graves .As causas de morte são metabólicas, cardiovasculares, imunológicas, infecciosas e gastroenterológicas, suicidios. De uma maneira geral: A Anorexia Nervosa é muito mais freqüente em adolescentes do sexo feminino do que masculino. Pode aparecer na idade adulta e quanto mais tarde aparece, melhor é a evolução. Anoréxicas não acham que estão doentes nem aceitam se tratar. Nas páginas de depoimentos, procuram tratamento, incentivam outras a se tratar, etc. Quase não existem depoimentos de anoréxicas. Geralmente elas preferem trocar idéias sobre laxantes, diuréticos técnicas de provocar vômitos e sobre como enganar a família e o médico. OBS.: Se alguém perdeu peso por causa de alguma doença consumptiva, ou endocrinológica ou de um Depressão grave, evidentemente não se pode falar de Anorexia Nervosa.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Evolução da Doença
· Anemia/ queda da resistência imunológica· Arritmia, insuficiência cardíaca ,parada cardíaca
· Problemas de pâncreas, fígado, rins.
· Hipotireoidismo
· Amenorréia que, se prolongada , pode levar atrofia do útero com esterilidade futura
· Osteoporose
· Depressão (50 a 75%)
· suicídio
· 15 a 20% das anoréxicas morrem por parada cardíaca, inanição ou suicídio
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Depoimento: na escuridão !
Oi todos! Tenho 13 anos e sofro de anorexia nervosa há apenas 6 meses e tenho começado a ter crises de bulimia. Começou em Agosto, quando achei que precisava de emagrecer uns quilos (tinha na altura 1, 56m e 50Kg), comecei a deixar de comer e pelo Natal pesava 40Kg e estava sob uma grande depressão (!). . . mas não parei, e em Janeiro já pesava só 35 Kg (!!) e tinha perdido todos os meus amigos, acabando por culpar os meus pais disso. Em Fevereiro, fiz um tratamento à base de produtos naturais e ando muito melhor e até já tenho novos amigos, ms nas últimas semanas tenho tido vários ataques consecutivos de bulimia, esvaziando o frigorífico de tudo o que seja comida. Tenho vergonha de pedir ajuda aos meus pais e medo que eles descubram, o que não deve tardar, pois se continuar assim, depressa engordo os meus 34 Kg!
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Depoimento: Vício
Tenho 32 anos. Aos 14 anos desenvolvi anorexia nervosa. Sentia fortes dores estomacais que me fizeram parar de comer, os médicos acreditaram que as causas eram psicológicas. Passei por um tratamento clínico e melhorei, porém a idealização de um corpo mais magro nunca desapareceu de minha mente, desenvolvi então a depressão, após vários anos de tratamento resolvi desistir da medicação, percebo q isso tem dificultado muito minha vida, pois hoje sofro de bulimia, (o vomito me dá sensação de alívio nos períodos de crise). Quero me livrar desta situação mas ainda não sei como, pois é muito difícil controlar este vício. Gostei muito da idéia deste site pois nos dá a possibilidade de dividir nossas angústias e ver que há perspectiva de melhora.
Assinar:
Postagens (Atom)


