Procurar

Mostrando postagens com marcador psicólogo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador psicólogo. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Depoimento: Medicamentos

MedicamentosRespondendo a seguinte pergunta deixada anonimamente na postagem Tratamento: Anorexia e Bulimia:

"ola vou fasser umas perguntas e vcs usao algum remedio para combater a anorexia e bulima "

Ainda não existem medicamentos específicos para este tipo de transtorno alimentar. O primeiro e mais difícil dos passos é reconhecer que está doente. O apoio da família e dos amigos é muito importante neste momento.

Os medicamentos utilizados hoje são antidepressivos, por isso é necessário o acompanhamento psiquiátrico, ao mesmo tempo iniciar uma terapia com psicólogos e participar de grupos de apoio (conforme o local onde você mora pode ser encontrado), pois é uma doença totalmente psicológica.

Que fique bem claro que se a família ou um médico lhe receitar vitaminas e anabolizantes sem ter acompanhamento psiquiátrico nada irá adiantar, poderá ser pior, pois o paciente fará qualquer coisa para eliminar seus "kg extras".

Após ter a saúde mental estável pode ser iniciado tratamentos com nutricionistas e introdução de alimentos, vitaminas para que ocorra recuperação do peso ideal.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Importância

anorexia infantilA anorexia infantil pode ser passageira, mas também pode ser resultado de um trauma, insatisfação ou depressão. Para tentar solucionar os pais podem mudar os hábitos alimentares e dar mais atenção para a criança, passear com ela nos seus lugares preferidos, demonstrar que se importa com ela. Se a situação não mudar é aconselhável procurar um psicólogo ou psiquiatra de preferência infantil.

É importante também conversar com seu filho, elogie uma boa conduta, responda a todas as suas perguntas, e se não souber alguma resposta, não se envergonhe, mostre-se interessado em procurá-la. De importância a ele !

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Tratamento: Anorexia e Bulimia

O primeiro passo a seguir é reconhecer que a doente tem anorexia ou bulimia, o mais rápido possível. Depois, há que consultar ou psiquiatra ou um psicólogo, de preferência numa consulta especializada, porque estas perturbações podem levar à morte. O médico de família também deve ajudar no apoio psicológico e psiquiátrico.

Se achas que tens uma destas perturbações, podes recorrer ao GAPA (Gabinete de Apoio Psicológico e Aconselhamento). A informação é toda confidencial, e o aconselhamento será feito da forma mais rápida possível. Este passo é essencial para o tratamento.

Eis um comentário de uma bulímica de 17 anos:

“A vontade que tenho de me curar é grande (mas também já foi maior), mas a voz da Mia consegue ser superior! A realidade é que a Mia vai-me acompanhar sempre e que talvez eu nunca me vou conseguir curar, não assim, não sem uma ajuda maior!” Ela também se descreve como “ gorda, paranóica e complexada”, e também que “Já que com a Mia não deu certo que venha a Ana!” Este é um dos milhares de exemplos que podem ser encontrados na Internet.

Para quem ficou com dúvidas, as adolescentes que sofrem de anorexia e bulimia chamam-se Ana e Mia, para a anorexia e a bulimia, respectivamente, uma às outras. Este comunidade é cada vez maior, é muito oculta e não deixa entrar quem esteja contra elas.