Procurar

Mostrando postagens com marcador morte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador morte. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Anorexia de Oposição

anorexia de oposiçãoA anorexia infantil não tem as mesmas causas da anorexia que ocorre em adolescentes. Ela pode ser de dois tipos:

Um deles é raro, onde a criança apresenta nítidos apavoramentos diante da comida, e consequente recusa, juntamente com outras perturbações, como insônias severas e isolamento.

O outro tipo pode aparecer nos primeiros meses de vida e durar anos, até mesmo chegar à idade adulta. A criança pode perder o apetite por estar doente com alguma virose ou por causa do crescimento dentário. Os pais não aceitam essa situação, então para tentar solucionar eles tentam de tudo para fazer a criança comer, até mesmo aplicar castigos, mas isto não adiantará, muito pelo contrário a refeição pode se tornar um trauma e ai sim desenvolverá a anorexia, chamada também de anorexia de oposição, que seria uma "guerra" entre os pais e a criança. 

A criança com anorexia de oposição desenvolve algumas características:

-A opinião dada por outra pessoa será interpretada por ela como uma ordem. Por exemplo: “Vamos caminhar?”, “Não, eu faço o que eu quiser...”

-O desenvolvimento motor é muito ágil, está a frente das outras crianças. Isso ocorre devido ela ter fugido dos primeiros cuidados, como alimentação no seio ou mamadeira. 

-Não gostam de ser pegas no colo.

-Não possuem medo diante do estranho: tem mais facilidade em se alimentar diante de estranhos do que com a família, pois a mesma é uma ameaça.

Em torno dos 7 a 8 anos de idade a anorexia infantil pode se tornar uma obesidade, pois a criança começa a entender o que é a morte e assimila o medo dos pais de que ela poderia morrer se não se alimentar direito, então come sem controle.

Jamais os pais devem obrigar a criança a comer, ou ameaçá-las com castigos, elas não irão morrer.

sábado, 3 de outubro de 2015

Riscos

anorexiaRiscos associados à exposição da anorexia, a curto e longo prazo:
  • Anemias severas e leucopenia (diminuição das células de defesa);
  • Baixa dos níveis de potássio podendo causar parada cardíaca; 
  • Batimentos cardíacos irregulares; 
  • Depressões; 
  • Desidratação 
  • Infertilidade; 
  • Inflamação dos nervos, comprometendo as atividades do sistema nervoso;
  • Insônias; 
  • Insuficiência Renal;
  • Morte;
  • Osteoporose; 
  • Perda de massa muscular, com consequência da perda de força; 
  • Prisão de ventre; 
  • Problemas dentários (por exemplo cáries ou desgaste do esmalte); 
  • Problemas de fígado; 
  • Problemas gastrointestinais;

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Lembrando Isabelle

Lembrando Isabelle
Não tem como esquecer Isabelle Caro a modelo francesa que morreu aos 28 anos após uma longa luta contra a anorexia. Ela vinha lutando contra a doença desde sua juventude, uma luta que durou metade de sua curta vida. 

Quando ela entrou no mundo das passarelas, já estava lutando contra seu distúrbio alimentar, mas as pressões ambientais a deixaram em um estado extremamente perigoso que em 2005 levou-a em um estado de coma. Os médicos pensavam que ela não iria sobreviver, mas ela saiu do coma, recebeu alta do hospital e continuou a sua carreira. Ela queria que as pessoas enxergassem os efeitos e impactos devastadores que um transtorno alimentar pode causar e que fazem a pessoa sofrer, por isso ela decidiu posar nua para uma propaganda italiana em 2007. Ela apareceu em diferentes programas de televisão e noticiários falando sobre sua experiência com  a anorexia. 

Quando Isabelle posou para a campanha, ela revelou suas intenções. "Eu me escondi por muito tempo. Agora quero me mostrar sem medo, embora eu sei que meu corpo desperta aversão. Eu quero recuperar porque eu amo a vida e as riquezas do universo. Quero mostrar aos jovens como perigoso esta doença é." Ela queria recuperar a sua vida, mas não conseguiu.

A Anorexia é uma doença mental, é extremamente difícil se recuperar por conta própria, é necessário apoio e participação da família.  No caso da Isabelle não entendo porque ela morreu desta doença, não poderiam ter ajudado ela? Afinal ela ficou famosa pela doença. Infelizmente não conseguiu sozinha. Isso me faz pensar sobre maneiras úteis para educar as pessoas sobre transtornos alimentares, elas realmente não tem noção do que é e ainda rejeitam os pacientes, eles sofrem muitos preconceitos.

 Espero que morte de Isabelle sirva para alertar que a anorexia é uma doença real e perigosa e que pode gerar resultados trágicos quando não tratada. Espero que as pessoas entendam também que as modelos não fazem isso porque querem, tudo vai acontecendo....

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mãe pesa menos que a filha

mãe  com anorexia  pesa menos que a filha
Rebecca Jones com 26 anos e 1,5 m de altura pesa menos de 32 kg e vive à base de sopa, torradas e bebidas energéticas.

Rebecca tem anorexia e pesa menos do que a filha, Maisy de sete anos de idade e não acha errado isso. Apesar dos alertas médicos, a mãe diz ter “orgulho” disso usando as mesmas roupas da filha diz:

– Usar as mesmas roupas que Maisy me dá orgulho. Eu sei que é errado, mas faz com que eu me sinta bem. Eu não acho que eu sou magra. Sempre me vejo maior.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, os médicos já alertaram Rebecca de que seus hábitos alimentares podem levá-la a morte devido à falta de nutrientes.

Rebecca começou a sofrer do distúrbio depois do divórcio dos pais, aos 11 anos de idade e parou de comer aos 13 anos de idade tendo uma grande perda de peso fazendo a parar de menstruar quando chegou aos 15 anos, ficando muito frágil não conseguindo sair da cama por um período.

Aos 19 anos, quando estava estudando na Universidade de Manchester ela engravidou, devido achar que havia ficado infértil por causa da anorexia o que pode acontecer, só descobriu a gravidez após 26 semanas de gestação.

Os médicos pediram que ela comesse frango como fonte de proteínas durante a gestação e tomasse vitaminas, mas seu sistema digestivo não estava acostumado a comer isso. Como estava acostumada a comer pequenas quantidades ou ainda não comer, no momento que tentava comer devido à gravidez sofria muito enjôo.Ela sobreviveu à gravidez, a menina nasceu sadia, mas pequena. Rebecca não conseguia produzir leite para alimentar a menina.

Exames mostraram que a jovem tem níveis de potássio muito baixo no corpo, podendo causar arritmia cardíaca isto é batimentos cardíacos irregulares e causar sua morte. A ordem dos médicos é que ela ganhe peso rápido.

Ela diz:
– Eu fico com medo de não ver Maisy crescer. Eu amaria sair para comer com a Maisy, mas eu não consigo.

È leitores a vida já é difícil e cheia de indecisões, mas a anorexia pode causar tanta insegurança para uma família que ficamos com medo de não ver o amanhecer do dia seguinte.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Tratamento: Anorexia e Bulimia

O primeiro passo a seguir é reconhecer que a doente tem anorexia ou bulimia, o mais rápido possível. Depois, há que consultar ou psiquiatra ou um psicólogo, de preferência numa consulta especializada, porque estas perturbações podem levar à morte. O médico de família também deve ajudar no apoio psicológico e psiquiátrico.

Se achas que tens uma destas perturbações, podes recorrer ao GAPA (Gabinete de Apoio Psicológico e Aconselhamento). A informação é toda confidencial, e o aconselhamento será feito da forma mais rápida possível. Este passo é essencial para o tratamento.

Eis um comentário de uma bulímica de 17 anos:

“A vontade que tenho de me curar é grande (mas também já foi maior), mas a voz da Mia consegue ser superior! A realidade é que a Mia vai-me acompanhar sempre e que talvez eu nunca me vou conseguir curar, não assim, não sem uma ajuda maior!” Ela também se descreve como “ gorda, paranóica e complexada”, e também que “Já que com a Mia não deu certo que venha a Ana!” Este é um dos milhares de exemplos que podem ser encontrados na Internet.

Para quem ficou com dúvidas, as adolescentes que sofrem de anorexia e bulimia chamam-se Ana e Mia, para a anorexia e a bulimia, respectivamente, uma às outras. Este comunidade é cada vez maior, é muito oculta e não deixa entrar quem esteja contra elas.

sábado, 27 de junho de 2009

Doença com o maior índice de mortalidade


Anorexia pode matar 15% dos adultos que sofrem com a doença. A informação é da Sociedade Alemã para Distúrbios Alimentares. Grupo diz que doença precisa ser levada 'muito' a sério.

Dos adultos que sofrem de anorexia, 15% poderiam morrer devido à doença, segundo informou nesta quarta-feira o presidente da Sociedade Alemã para Distúrbios Alimentares (Dgess, na sigla em alemão), Manfred Fichter, que classificou a anorexia como "a doença física com maior índice de mortalidade".

Fichter declarou que a maioria dessas mortes ocorre por causa dos sintomas da doença, embora tenha acrescentado que o número de suicídios entre esses pacientes "é alto".
"Só a metade dos doentes é capaz de vencer completamente o problema", afirmou o presidente da Dgess, que participa no sul da Alemanha de um congresso sobre distúrbios alimentares.
Fichter considera importante "levar muito a sério" os que sofrem com o problema, que costumam ser "alvo de brincadeiras". Segundo dados da Dgess, cerca de 6% das mulheres alemãs de 15 a 35 anos sofrem com algum tipo de transtorno relacionado com a alimentação, seja anorexia ou bulimia.

A proporção desses distúrbios no sexo masculino aponta para um caso entre dez do sexo feminino. "Os homens querem ter músculos e com a anorexia vêem que emagrecem demais. Por isso é mais fácil motivá-los para que voltem a comer", declarou Fichter.
Entre as principais causas da doença, o presidente da Dgess citou o estresse e graves problemas de auto-estima, que em algumas ocasiões estão vinculados a quadros de depressão.
"O paciente pensa unicamente em comida, alimentação, peso e imagem", concluiu Fischer, que acrescentou que o tratamento dos distúrbios "não é simples", já que os medicamentos "não ajudam" na hora de atenuar "os principais sintomas da doença".

Fonte: EFE

sábado, 30 de maio de 2009

Pode levar a morte ?


A anorexia pode levar a morte ?

Caso o transtorno não seja devidamente tratado, pode evoluir e levar a morte.
As causas dos óbitos, variam entre doenças relacionadas a desnutrição, desidratação ou suicídio.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Irmãs morrem de anorexia


Morte por anorexia... Morreram porque não comiam e eram irmãs...!

Amanhã de terça-feira já ia longa e Eliana Ramos ainda não se tinha levantado. A avó, com quem vivia actualmente, dirigiu-se ao quarto para a acordar. O cenário com que se deparou foi devastador. Tocou a neta no rosto e sentiu-a fria. Elle, como era conhecida a modelo de 18 anos no mundo da moda, tinha morrido durante a noite, em Montevideu, no Uruguai.

A avó chamou imediatamente uma equipa médica que apenas confirmou o óbito. Segundo os médicos, Elle teria sofrido um derrame cerebral e estaria morta desde as 10h00 da manha.

Os pais estavam fora da cidade e foram apanhados de surpresa com a notícia da morte da filha. O regresso a Montevideu foi imediato. A tragédia abateu-se sobre a família seis meses depois da filha mais velha, Luisel Ramos, ter morrido em plena passerelle, durante a Semana da Moda na capital uruguaia.A jovem, na altura com 22 anos, foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória, mas foi a anorexia a razão apontada para a causa da morte. Na altura, o pai de Luisel admitiu que a filha não se alimentava há vários dias.

E apesar do derrame cerebral ser apontado por fontes próximas da família como responsável pelo falecimento da Elle, o certo é que são muitas as vozes no país que apontam o dedo aos eventuais distúrbios alimentares da modelo. A morte das duas irmãs, num tão curto espaço de tempo, está mesmo a levantar um acalorado debate sobre os perigos da anorexia no Uruguai.

Elle, na moda desde os 16 anos, é a oitava vítima de anorexia nos últimos seis meses.A morte de Eliana Ramos levou o juiz Roberto Timbal a ordenar a realização da autópsia para que fossem apuradas as causas reais da morte. O corpo foi mesmo autopsiado no Instituto Técnico Forense daquele país, mas os resultados não foram divulgados.Segundo afirmou o director da Polícia Técnica, Lucas de Armas, ao jornal ‘El País’ no Uruguai, “ainda não se pode determinar a causa da morte” da modelo.

PAIS DESFEITOSOs pais das duas jovens estão desfeitos com a tragédia. Familiares próximos confirmam que o casal “está muito mal”. “A morte de Luisel ainda está muito presente”, concluíram.Elle assistiu nos bastidores à morte da irmã mais velha. Antes de entrar na passerelle, Luisel e Elle abraçaram-se fortemente. Afinal, era a primeira vez que desfilavam juntas. À entrada dos bastidores, Luisel caiu inerte.

CORRIDAS NA PASSERELLENo último fim de semana, cinco manequins foram proibidas de desfilar na ‘Passerelle Cibeles’, em Madrid. Motivo: foram consideradas demasiado magras. “O objectivo é certificarmo-nos de que as jovens são saudáveis e não têm uma influência negativa ao passar a imagem de obsessão pela magreza”, disse Susana Monereo, médica que avaliou as modelos. Já em Nova Iorque tinha sido usado o mesmo método.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Morte não assusta blogueiras pró anorexia


Nos blogs pró-ana e pró-mia, aqueles que defendem a anorexia e a bulimia, a morte da modelo Ana Carolina Reston aos 21 anos não foi motivo de susto entre garotas que sofrem desses distúrbios alimentares graves e que podem levar à morte se não forem tratados.

"O caso de Ana Carolina não foi o primeiro nem será o ultimo. Por que ninguém entende isso de uma vez? A verdade é triste e dói, mas é uma só", escreveu uma garota em seu blog.

"Eu odeio essa mídia maldita. Só fazem sensacionalismo em cima do sofrimento alheio e ainda chamam atenção para nós. Tá todo mundo no meu pé. Minha "sorte" é que engordei", publicou outra.

Na semana passada, o caderno Folhateen da Folha visitou cerca de 20 blogs pró-ana e pró-mia. Em quatro deles, o medo da morte é claramente menor do que a vontade de estar magérrima. E o que deveria ser um exemplo para uma boa alimentação se tornou uma espécie de estímulo na visão distorcida dessas adolescentes.

Atenta para essa questão, a estudante Carolina Esquilante Melo, 16, aluna do segundo ano do ensino médio, escolheu a anorexia como tema para sua monografia na escola. Ela pesquisou sobre o distúrbio em livros de medicina e nos blogs de garotas vítimas da doença.

"No começo eu achava que anorexia era uma futilidade, que essas garotas só queriam aparecer. Depois percebi que o que elas buscam é uma coisa imposta pela sociedade: essa exigência de ser magra. Elas só querem ser aceitas", diz.

"Todas as revistas falam muito de dieta. Na TV, o padrão de mulher bem-sucedida é sempre uma mulher magra. Acho errada essa imposição, principalmente na adolescência, quando os jovens estão se descobrindo. As pessoas são diferentes e precisam aprender a aceitar isso", ensina a estudante Carolina.

Leia a repercussão da morte da modelo nos blogs pró-anorexia (veja abaixo o glossário referente às pavras em destaque):

1 - "Olá pessoal!!!
NF indo bem. O assunto hoje é outro. Nestes anos q passei entre a Ana e a Mia, já vi muitas garotas morrerem, o caso de Ana Carolina não foi o primeiro nem será o ultimo. Porque ninguém entende isso de uma vez? A verdade é triste e dói, mas é uma só.

Hoje fiquei uns minutos esperando na fila do banco,do meu lado havia uma menina pouca coisa maior q eu e muito, mas muito mais magra mesmo, e na minha frente uma senhora com o corpo q costumam dizer 'normal' a tal mulher reclamava de tudo até da cor do cabelo dos outros, de um momento pra outro começou dizer q a gente tem q se cuidar pra não morrer 'Viu o caso da modelo né?'. Eu, como sou super ZEN, dei um sorriso e deixei ela falar, mas a garota não gostou muito do assunto e deu as costas pra ela, ignorando completamente.

Só estou dizendo isto pra vcs verem q não é motivo pra se assustarem, logo esse povo esquece."

2 - "Não estou muito bem, psicologicamente e fisicamente falando... miando muito, as vezes comendo muito mais do q o humanamente aceitavel, outras ficando s/ comer.. tinha parado de fumar, de beber meus chás.. Eu odeio essa mídia maldita.. só fazem sensacionalismo em cima do sofrimento alheio e ainda chamam atenção p/ nós.. Tá todo mundo no meu pé.. minha 'sorte' é q engordei.. pq se não ia ouvir da minha mãe."

3 - "Definitivamente agora eu me considero uma ana. Estou 4 dias sem comer e completamente sem fome e vontade de comer... Sabe o q me estimulou e ficar assim?? primeiro foi ler um blog de uma menina q estah no hospital por estar 3 semanas sem comer!! e outra... a modelo q morreu essa semana com 40kgs!! ok, deveria assustar, me estimulou... isso eh estranho demais... perdi 5kgs! estou secando... literalmente..."

4 - "Meu luto era óbviu né! pela modelo Ana Carolina Reston... ta q eu eu não conheci mesmo... ñ axo q o MÁXIMO disso é a morte ñ!! ela só keria ser PERFEITA... ñ queria morrer né!"

Glossário

NF - NF é No food (sem comida, em inglês), prática de cortar a alimentação por completo por alguns dias.

Ana - Ana é o apelido carinhoso com o qual as vítimas de anorexia se chamam. A anorexia é um distúrbio alimentar grave que faz com que meninas, mesmo magras, se sintam gordas.

Mia - Mia é o apelido carinhoso com o qual as vítimas de bulimia se chamam. A bulimia é um distúrbio marcado por episódios de compulsão alimentar seguidos de culpa.

Miando - Miar significa vomitar. As vítimas de anorexia e bulimia costumam vomitar para evitar que o organismo absorva os alimentos, muitas vezes ingeridos por pressão familiar ou para satisfazer momentaneamente a vontade de comer.

Fonte : Folha de SP

terça-feira, 7 de abril de 2009

Depoimento: morte de perto

completarei 19 anos agora em abril. Sofro de anorexia desde o final de 2003. Essa doença me matava um pouquinho a cada dia. Hoje tenho 1. 62cm e 36kgs. Estou procurando me curar, desde o ultimo dezembro consegui engordar 3kgs. Consulto psiquiatras, mas a anorexia é uma obsessão. Eu costumava comer apenas 2 ou 3 pedaços de frutas por dia, hoje já consigo comer mais que isso. Cheguei a ficar 2 vezes internada por conta da doença. A última vez eu fui parar no CTI por inanição, eu não conseguia me levantar nem andar por causa da fraqueza. Foi então que conheci a morte de perto, e resolvi me tratar. Minha pressão arterial desabava por causa de diuréticos. Não sei se conseguirei me curar 100%, porém luto por isso. Então pessoas, tomem cuidado, pois anorexia realmente mata, não levem dietas muito a risco. Fora a depressão.