Não tem como esquecer Isabelle Caro a modelo francesa que morreu aos 28 anos após uma longa luta contra a anorexia. Ela vinha lutando contra a doença desde sua juventude, uma luta que durou metade de sua curta vida.
Quando ela entrou no mundo das passarelas, já estava lutando contra seu distúrbio alimentar, mas as pressões ambientais a deixaram em um estado extremamente perigoso que em 2005 levou-a em um estado de coma. Os médicos pensavam que ela não iria sobreviver, mas ela saiu do coma, recebeu alta do hospital e continuou a sua carreira. Ela queria que as pessoas enxergassem os efeitos e impactos devastadores que um transtorno alimentar pode causar e que fazem a pessoa sofrer, por isso ela decidiu posar nua para uma propaganda italiana em 2007. Ela apareceu em diferentes programas de televisão e noticiários falando sobre sua experiência com a anorexia.
Quando Isabelle posou para a campanha, ela revelou suas intenções. "Eu me escondi por muito tempo. Agora quero me mostrar sem medo, embora eu sei que meu corpo desperta aversão. Eu quero recuperar porque eu amo a vida e as riquezas do universo. Quero mostrar aos jovens como perigoso esta doença é." Ela queria recuperar a sua vida, mas não conseguiu.
A Anorexia é uma doença mental, é extremamente difícil se recuperar por conta própria, é necessário apoio e participação da família. No caso da Isabelle não entendo porque ela morreu desta doença, não poderiam ter ajudado ela? Afinal ela ficou famosa pela doença. Infelizmente não conseguiu sozinha. Isso me faz pensar sobre maneiras úteis para educar as pessoas sobre transtornos alimentares, elas realmente não tem noção do que é e ainda rejeitam os pacientes, eles sofrem muitos preconceitos.
Espero que morte de Isabelle sirva para alertar que a anorexia é uma doença real e perigosa e que pode gerar resultados trágicos quando não tratada. Espero que as pessoas entendam também que as modelos não fazem isso porque querem, tudo vai acontecendo....