Procurar

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Alimentação Saudável

Sei que a alimentação não algo que traz felicidade para pessoas com anorexia, mas é da alimentação que tiramos a energia para viver e sobreviver, por isso coragem. Esta postagem também serve para pessoas que buscam dicas de uma alimentação saudável.

Orientações nutricionais para uma alimentação saudável
:

- Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis entre estas. Não pule refeições.

- Inclua fibras na sua alimentação, como aveia , linhaça, pães integrais, soja, etc, pois ajudam na motilidade intestinal.

-Consuma legumes e verduras como parte das refeições e frutas nas sobremesas e lanches. São boas fontes de fibras, vitaminas e minerais.

-Coma feijão com arroz todos os dias ou pelo menos 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom pra saúde.

-Consuma diariamente leite e derivados, são fontes de cálcio, importante para saúde dos ossos.

-Consuma carnes, aves, peixes ou ovos, retirando sempre que possível a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação, isso torna os alimentos mais saudáveis.

-Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas.

-Substitua a gordura animal por óleos vegetais(canola, azeite extra-virgem, girassol, milho, soja, etc.)

-Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

-Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

-Torne sua vida mais saudável . Pratique pelo menos 30 minutos de atividade fisica todos os dias e evite bebidas alcóolicas e o fumo.

Fonte: Josiane Dalpiaz (Estagiária de Nutrição - UPF)