A perda de peso pode ser pela abstenção de alimentos "que engordam", com regimes, com o uso de inibidores do apetite, com purgantes ou diuréticos, induzindo vômitos ou praticando exercícios pesados.
A pessoa com este problema adota todo um comportamento direcionado para o emagrecimento e sofre de um verdadeiro pânico de engordar.
A maioria das doenças faz sua apresentação com sintomas como dores, fraqueza, etc, alertando pacientes e família de que algo anormal está acontecendo e é necessário realizar uma consulta médica.
A anorexia costuma ser insidiosa em sua forma de apresentação; os pacientes se propõem a começar um programa de emagrecimento, com uma dieta, acompanhada às vezes de uma aumento de atividade física, e assim começa a perda de peso.
Em geral isso provoca bem-estar no paciente e passa desapercebido para a família, como sinal de que algo grave se iniciou.
O alarme começa quando a negativa de comer é muito acentuada e o definhar se torna evidente, ou quando aparece a amenorreia.
A anorexia é considerada uma doença mental, porém atinge o corpo da pessoa trazendo consequências irreversíveis. Além disso entre as doenças mentais é a que tem a maior taxa de suicídios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário