Pesquisar

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Moda

isabelle caroApenas uma questão de moda?

Anorexia e bulimia não são doenças da moda. As duas são disturbios, descontrole alimentar. A anorexia é uma vontade irreprimível de perder peso, olhando-se os alimentos como algo de incómodo e dispensável. A bulimia é a forma oposta, é uma apetite insaciável acompanhada de irreprimíveis ataques de fome. Após a ingestão de alimentos em excesso, as bulimicas provocam vômitos que servem para eliminar o excesso de calorias ingeridas.

A anorexia nervosa é uma doença conhecida e bem caracterizada há mais de meio século. As suas causas são múltiplas e o seu tratamento é prolongado e difícil. Fatores socio-culturais, como a pressão para a magreza, constituem apenas aspectos nessaa doença..

Tudo indica que na origem da anorexia nervosa possam ser fatores genéticos, neurológicos e de desenvolvimento. Por seu lado, a bulimia tem, na grande maioria dos casos, origens psicológicas. Por isso pode se dizer que nenhuma dessas doenças é moda, como a maioria das pessoas acham. O que pode acontecer é o mundo da moda e a mídia incentiver as pessoas a quererem ser magras a ponto de ficarem doentes.

Nenhum comentário: