Pesquisar

Pesquisa personalizada

domingo, 2 de agosto de 2009

Comparação anorexia e bulimia

Há pessoas que comem mais do que outras, assim como há algumas que engordam mais facilmente do que outras. No entanto, há quem chegue ao extremo da alimentação, ou enfardando, ou não comendo praticamente nada. Isto é que acontece nestas duas doenças: a bulimia nervosa e a anorexia nervosa.

Embora qualquer um saiba distinguir estas perturbações alimentares, estas têm sintomas comuns, uma vez que a bulimia desenvolve-se durante meses, ou até anos, como a anorexia.

Em cada 10 mulheres com anorexia ou bulimia, só há um homem também doente com elas. Estas perturbações acontecem sobretudo na adolescência, enquanto os jovens estão em casa.

• Anorexia

A anorexia nervosa é uma doença caracterizada por uma dieta alimentar rígida, que acaba num peso muito abaixo do normal. Acontece sobretudo em mulheres entre os 15 e os 25 anos. Esta doença também pode provocar a morte .Estes são os sintomas que uma pessoa anoréxica tem:

Ø Medo de engordar;
Ø Deixar de comer;
Ø Perca acentuada de peso;
Ø Demasiado exercício físico;
Ø Irregularidade ou até inexistência da menstruação (no caso das mulheres, é claro).

Pensa-se que as moças de família têm maior probabilidade de ter esta perturbação. As moças com parentes que tiveram anorexia também têm de ter cuidado acrescido. Cerca de uma em cada três anoréxicas tinham peso a mais antes de começar a cortar a alimentação. No entanto, a doente continua a não consumir alimentos calóricos até ter um peso inferior ao que seria normal.

Apesar do termo «anorexia» significar «perca de apetite», a anoréxica continua a ter apetite, mas luta por não comer. Com o passar do tempo, a anoréxica vai começar a sentir sintomas que se associam à bulimia e vai começar a provocar vomito e a tomar laxantes, mas a anoréxica vai continuar a ter um peso bastante baixo.

• Bulimia

A bulimia nervosa é, tal como a anorexia, uma doença alimentar em que a paciente come muitos alimentos de uma só vez, que a seguir é equilibrada pelo vomito, uso de laxantes e diuréticos e exercício físico exagerado. Abaixo os sintomas:

Ø Medo de engordar;
Ø Alimentação compulsiva;
Ø Peso normal;
Ø Irregularidade ou inexistência da menstruação;
Ø Uso de laxantes e/ou indução do vomito.

Esta perturbação alimentar atinge sobretudo moças de 20 anos, que tiveram peso a mais na infância. As bulímicas, assim como as anoréxicas, não querem engordar, mas conseguem manter o peso normal, mesmo usando laxantes e induzindo o vomito. A razão disto acontecer é que as bulímicas têm uma vontade incontrolável de comer alimentos calóricos, como bolachas, bolos ou chocolates, em muito pouco tempo. Depois, a doente provocará o vomito e irá sentir-se culpada e com baixa auto-estima. Um ciclo vicioso e o caos alimentar são intalados.

• Consequências da anorexia e bulimia

A imagem a baixo lista as consequencias da anorexia e bulimia :

consequências anorexia e bulimia

Nenhum comentário: