Procurar

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Sintomas e sinais emocionais e comportamentais

    anorexia ana
  • pensamentos constantes sobre comida, peso ou imagem corporal;
  • manter um cronograma de exercícios rígido;
  • restringindo certos grupos alimentares;
  • sentimentos de depressão, irritabilidade ou ansiedade;
  • sentindo -se "fora de controle";
  • sentimentos de isolamento;
  • tendência a comer sozinho em vez de com a família ou entes queridos;
  • rituais ou hábitos associados com a hora da refeição;
  • preocupar ou evitar comer em público;
  • cozinhar para os outros sem comer.


segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Doença Mental

anorexia
É a deliberada perda de peso ou a manutenção em níveis abaixo do recomendável por vontade própria. 

A perda de peso pode ser pela abstenção de alimentos "que engordam", com regimes, com o uso de inibidores do apetite, com purgantes ou diuréticos, induzindo vômitos ou praticando exercícios pesados.

 A pessoa com este problema adota todo um comportamento direcionado para o emagrecimento e sofre de um verdadeiro pânico de engordar. 

A maioria das doenças faz sua apresentação com sintomas como dores, fraqueza, etc, alertando pacientes e família de que algo anormal está acontecendo e é necessário realizar uma consulta médica.

 A anorexia costuma ser insidiosa em sua forma de apresentação; os pacientes se propõem a começar um programa de emagrecimento, com uma dieta, acompanhada às vezes de uma aumento de atividade física, e assim começa a perda de peso. 

Em geral isso provoca bem-estar no paciente e passa desapercebido para a família, como sinal de que algo grave se iniciou. 

O alarme começa quando a negativa de comer é muito acentuada e o definhar se torna evidente, ou quando aparece a amenorreia. 

A anorexia é considerada uma doença mental, porém atinge o corpo da pessoa trazendo consequências irreversíveis. Além disso entre as doenças mentais é a que tem a maior taxa de suicídios.

domingo, 10 de setembro de 2023

Depoimento

transtonos mentais
" imagino sua dificuldade, em sair dessa barra pesada. gostaria muito que outras meninas pudesse ter esta mesma atitude que vc tomou, em perceber que havia algo errado no que vc estava fazendo. tenho lutado pra que minha esposa consiga sair dessa, mas infelizmente não é tão fácil pra pessoa se livra. há vc parabéns viva sua vida com intensidade..."  

Este depoimento foi deixado em meu blog em 2009, hoje com algumas pensamentos ruins que me passaram pela cabeça, preciso juntar forças para me manter firme, pois se venci esse pesadelo uma vez, não posso deixar ele me afundar novamente. Eu não vou deixar meus olhos, meu cérebro mandar em mim!!