Procurar

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Anorexia em Adolescentes

A idade média para o início da Anorexia Nervosa é de 17 anos, com alguns dados sugerindo picos aos 14 e aos 18 anos. O início do transtorno raramente ocorre em mulheres com mais de 40 anos. O aparecimento da doença está associado com um acontecimento vital estressante, como sair de casa para cursar a universidade, casamento, rompimento conjugal, etc. Além disso a ocorrência da síndrome é reforçada numa cultura em que a esbelteza é muito valorizada.
É importante lembrar que o comportamento típico da anorexia ocorre mais facilmente na adolescência, já que nessa idade há com maior frequência o isolamento, os problemas de relacionamento, a preocupação e vergonha com o corpo, a distorção da auto-imagem, aumento do apetite, modismos alimentares, etc.
Segundo Julia Graber, uma das coordenadoras de um estudo estudo da Universidade da Flórida , cerca de 20% das adolescentes e mulheres jovens americanas experimentam alguma forma de distúrbio alimentar,sendo que cerca de uma em cada 100 adolescentes é anoréxica. Na Argentina 10% das jovens sofrem da doença e o assunto é prioridade da saúde pública. No Brasil a estimativa é de uma em cada 250, mas a procura por tratamento vem dobrando ano a ano.
As adolescentes, principalmente, tem as exigências de uma sociedade que impõem modelos padronizados para vender mais e as suas próprias necessidades de se entregar aos prazeres de um hamburguer, por exemplo. Há ainda um outro problema, que é a preocupação exagerada de algumas mães com o excesso de peso e a aparência física das filhas, levando-as a acreditar que, se não forem assim ou assado, as portas para o futuro não se abrirão. Se alguma coisa vai mal na mente da menina e, justamente, nesse momento em que seu corpo ganha contornos de mulher, há grandes riscos de desenvolver distúrbios alimentares

Nenhum comentário: