Procurar

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Anorexia em pessoas de 45 anos ou mais

De acordo com um exame com 10,5 milhões de atestados de óbito nos Estados Unidos, entre 1986 e 1990. Os resultados mostraram que a idade média da morte causada por anorexia nervosa em mulheres é 69 anos e em homens, 80. Enquanto em faixas etárias inferiores as vítimas de anorexia são 90% mulheres e 10% homens, nas faixas acima dos 45 anos a taxa de incidência em homens dobra para 21%.
O distúrbio alimentar é mais comum entre jovens, mas, quando ataca os idosos, é sempre mais fatal, representando 78% das mortes por anorexia nervosa. Há muitas razões pelas quais a anorexia nervosa é considerada doença de gente jovem. O índice do distúrbio despenca após os 40 anos, o que pode levar à crença de que ele desaparece com a idade.
No entanto, os números por ele obtidos mostram que a doença aumenta dramaticamente em pessoas com 50 anos e continua a aumentar até atingir o pico aos 80 e 85 anos. Quanto aos motivos que levam os idosos a caírem vítimas de anorexia nervosa, Hewitt observa que pode haver muitas razões de ordem social, genética, familiar e biológica, mas que não há respostas definitivas.
Nos mais velhos, a anorexia nervosa pode se desenvolver, entre outras razões, pela morte de um cônjuge, pela aposentadoria ou pela necessidade de se ajustarem níveis de renda diferentes.

Nenhum comentário: