Procurar

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Depoimento : sofro de anorexia

Depoimento de uma menina com anorexia, cuja fonte é : http://sindromedeestocolmo.com/archives/2008/06/depoimento_de_u.html/

As pessoas não sabem ajudar e na verdade nem sei se a intenção delas é esta mesmo. Na verdade todas nós estamos precisando de muita ajuda, ninguem aqui tá pirada o suficiente para acreditar que ficar sem comer até nos saltarem os ossos é uma coisa normal, mas é um desejo nosso, entende?

Por muitos motivos, cada uma de nós tem um motivo diferente da outra, outras tem motivos iguais, mas você nem imagina quantos motivos existem além da futilidade!
O meu por exemplo é minha mãe que sempre disse que tinha vergonha da minha gordura, que quando eu era modelo (magérrima) eu tinha mais sucesso nas coisas que ela me investia.
Nessa época de modelo eu parei com as dietas pq me tornei anoréxica, fui parar no hospital com um problema sério de muitos leucócitos no meu sangue, fiz tratamentos e engordei tanto que resolvi procurar apoio na bulimia e depois fiquei buscando a ana novamente até encontrar…
Até hoje ela ainda me cobra quando eu abro a geladeira e vou tomar um suco que esteja com açúcar: “Esse suco está muito adoçado com açúcar, quer ser uma balofa horrorosa novamente?”
Minha mãe fecha os olhos pra qualquer risco que eu esteja correndo, diz que na minha idade pesava 45 quilos e que eu pesando mais do que isso quando tiver a idade dela não estarei passando mais na porta. Enfim, o problema principal nem é ela, mas sou eu mesma, só digo a você que a gente sofre pressão até dentro de casa.

Tem meninas com problemas mil vezes piores que os meus e as pessoas não poupam ninguem. Todas nós estamos precisando de palavras leves. Quando eu mencionei certa vez bem no início do blog que eu usava manequim 40 me chamaram de gorda, acabaram comigo nos comentários e por email também, depois disso eu perdi 12 quilos. Mas a cada quilo perdido é uma junção de medo, alegria, pavor, descontrole que desaba sobre nós. Não sei mais se estou gorda ou magra, nem quero saber. Só é muito ruim quando as pessoas colaboram para que afundemos mais ainda.
Estou contando tudo isso a você devido a aquele post em teu site, você fez pesquisas sobre a anorexia mais faltou uma coisinha: a nossa versão “verídica”, por que é bem assim que acontece. Sinto que você ficou mal depois do transtorno que isso causou a nós em nossos blogs por conta da divulgação dos nossos links e fico feliz em ver que você não quis contribuir com essa situação desagradável retirando os links da página e tentando ao menos contornar a situação.
Talvez agora a sua pesquisa esteja bem mais completa com meu depoimento, mas ainda falta o que nós anas e mias ainda não conseguimos saber : a solução pra isso tudo.

Todo ano são 5 ana’s dos blogs que morrem, em média, é o que ficamos sabendo. Eu mesma ja perdi 3 amigas assim e todas sabem que a qualquer momento pode acontecer com uma de nós. Na maioria das vezes essas anas que morreram ja tentaram se tratar da doença ( em silêncio). Nenhuma de nós temos a coragem de adimitir isso.
Quando estou a muito tempo sem postar é por que estou tentando comer melhor e não sei como dizer isso ali, mas daí eu engordo 1 kilo ou menos e ja volto a rotina de sempre. A gente vomita mais de 6 vezes por dia não por que nos entupimos de comida e depois queremos nos punir como dizem, muitas vezes a gente vomita um copo de coca light ou até mesmo um copo de água, por puro medo de dilatar nosso estômago.

É claro que eu tenho medo de morrer, mas não adianta uma nutricionista me chegar com uma dieta de 1000 calorias pq eu jamais comeria! As pessoas mandam a gente ir malhar e praticar um esporte: a maioria de nós fazemos caminhadas intensas e esportes, eu vou a academia todos os dias, menos aos domingos e malho por duas horas e meia.

Conheço meninas que saem de casa depois do almoço e caminham o dia todo o sol quente com uma garrafa dágua, voltam a noite pra casa só pra ficarem longe da comida e queimarem gordura. Duvido que alguem seja feliz com essa vida, assim como eu não sou, mas foi nossa forma de nos aliviar.

Se ficou meio contraditório pra você minha opinião sobre a “ana life style” essa é a mais pura verdade, todas nós precisamos de ajuda e no fundo somos muito tristes com tudo isso. Mas infelizmente ninguem vê nosso lado, só acham que devemos comer, engordar um pouco e ponto. Uma ana nunca vai sair da vida de ana dessa forma.

Obrigada por compreender.”

Copiei o depoimento do site cujo endereço já foi citado, para que as pessoas saibam como agir e também que existem mais pessoas preocupadas com anorexia.

18 comentários:

K@ DESCUBRA disse...

ACHEI U SHOW DE BOLA, NENHUMA PORCARIA E NEM POUCA VERGONHA, EU ACHO QUE A ANOREXIA DEVE SER TRATADA E AS PESSOAS TER CONSEQUÊNCIAS DISSO!!!VCS ESTÃO DE PARABÊNS E ESPERO QUE EU CONSIGA FAZER O MEU TRABALHO E ESSE SITE FOI MUITO PRESCISO PRA MIM

Anônimo disse...

oie...eu não tenho blog nem nada dessas coisas, mas fiquei responsavel de procurar uma historia de anorexia para o colegio...eu nunca havia lido nada sobre esse assunto e realmente fiquei impressionada com o que voce escreveu, deculpa mas me deu muita vontade de chora e falar contigo...queria te dizer que a soluçao para tudo isso é Jesus, não quero chega aqui falando e tentando te impor alguma coisa,só quero realmente te ajudar e te leva a soluçao de todos os problemas que é Jesus, pois Ele te ama muito e quer a tua felicidade!!
''o Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor levanta os abatidos; o Senhor ama os justos...Sl 146;8''

Equipe do Blog disse...

Eu concordo com vc , pois foi através da força de Deus da minha familia e da minha que estou ainda viva...

Obrigada pelo depoimento

Anônimo disse...

Que bom que voce acredita na força de Deus!

Eu não entendo muito desses blogs, tu pode me responder se qm ecreveu esse depoimento sobre sofrer de anorexia foi voce que me respondeu agora!?

Equipe do Blog disse...

Olá

Esse depoimento é de uma amiga que conheço , mas temos uma pessoa que faz parte do blog que já sofreu de anorexia, vc tem alguma duvida ? Quer conversar deixa seu e-mail aqui que entraremos em contato.
Obrigada por visitar o blog !

Todo Adolescente disse...

Eu qeria conversar com essas meninas qe sofrem anorexia pelo blog voce pode me dizer como ??? eu tenho blog e tenho msn me add ae para nos conversamos ? kelly_ketelen@hotmail.com

Todo Adolescente disse...

QUERO FAZER PARTE DESSES BLOGS DE ANOREXIA COMO POSSO PARTICIPARR ????

Anônimo disse...

ola
EU tenho ana eu queria conversa mas com essas pessoas
me add no msn polyanna-2010@hotmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
valentina disse...

Infelismente a nossa cultura "educação", muitas vezes não permite o entendimento sobre esse transtorno alimentar pouco divulgado.
Muitos julgam as anorexicas como meninas, garotas, mulheres "adultas" ou ate mesmo idosas ... frescas...falam q é frescura, burrice...
Sou educadora física, pos graduada e profissionalmente realizada...passo por um conflito diário por ser personal trainer e as pessoas chegarem a mim e dizer q gostariam d ter o meu corpo. Na realidade não sabem oq passo a cada refeição. Não sabem oq é não ter prazer em comer e sim comer para sobreviver...oque é pensar em um bolo de chocolate recheado e nada sentir, oq é bber líquido e ter medo de dilatar o estomago, oq é olhar para o espelho e sentir-se GORDA, rosto redondo, braço grosso,gordura no abdome...comer e sentir cheia e arrependida, pensar q tudo q como vai me engordar e o pior, conviver 24hrs com enjoo...angustias pelo medo de engordar mais!!! Sou uma pessoa q trabalha com saúde,academia, piscina convivo com isso e me cobro muitooo...tenho 1.65 e atualmente peso 49 mas ja cheguei a pesar 42 me sentindo GORDA!!! Por ser educ. Física tenho todo conhecimento fisiológico, bioquimico, ou seja teórico, mas a doença domina os pensamentos...ai acabo ficando arrasada!!!
Gostaria de poder contar toda minha historia dessa luta pelo tratamento do Transtorno Alimentar que possuo "anorexia", mas deixarei para próxima...
Espero surja o interesse pelo tema...pois nossas meninas precisam de ajuda pq a anorexia não tem cura e sim TRATAMENTO.

Anônimo disse...

Oie, nossa eu concordo plenamente contigo...Tenho 14anos e não sei, mas minhas amigas tem falado que tenho anorexia e algusn parentes também; mas não sei se tenho ou se tenho e não quero adimitir.Na verdade nem sei mais se estou gorda ou se estou magra, e como você mesmo já disse nem quero saber.Estou meio confusa e na verdade não sei a anorexia e/ou bulimia existe ou nao em minha vida...Mas na verdade nem sei se quero descobrir...Peso 46kg e nao vejo a hora de chegar nos 40(pelo menos) mas as pessoas parece que querem impidir a gente disso e quaze me obrigam a comer, eu almoço bem pouco e algumas vezes vomito depois..É essa a 1° vez que estou adimitindo isso a alguém...Nao sei ao certo oq fazer...

Anônimo disse...

sofro d bulemia nem sei se tambem de anoresia a 6 meses e ja perdi vviinnttee kg
isso e terrivel me percegue 24 horas
e nao vejo saida
sou homem e tenho 17 anos
sou de santana do ipanema-al

Anônimo disse...

Olá,
Sofro de ANORÉXIA NERVOSA,também de TRANSTORNO BIPOLAR e DEPRESSÃO.
Tudo começou porque eu sofria muito com Bullying na escola,Me Chamavam de "Monstro" e outros apelidos,Me tiravam dos jogos,ninguém ficava com a "Mostro do colégio" por eu ser muito gordinha. Na hora, eu nem demonstrava que estava triste mais isso doía e doi ainda muito em mim. Decidi que estava na hora de fazer uma DIETA. no começo eu até comia O o almoço e jantar, Mais depois o MEU ESTOMÂGO COMEÇOU A NÃO ACEITAR + NADA. Começei a esconder comida e jogar fora,não tomava mais café nem lanche na escola. Tinha dias que eu só comia um pouco do almoço ou só água mesmo. Eu sempre pensava que estava gorda precisava emagrecer de qualquer forma com saúde ou sem saúde só queria ser como minhas amigas. Já tentei forçar o vômito,senti várias vezes vontade de sumir e me matar. Minha mãe muitas vezes me obrigava a comer,Pra mim era um sacríficio, me trancava no quarto e começava a chorar de arrependimento. Eu Perdi 34KG Pesava 98Kg COM 1.78M e cheguei a 64KG. Chegou um Momento que quando eu fui com a minha mãe pro shopping eu desmaiei,Foi a segunda vez,a primeira foi na escola e meu amigo me ajudou a levantar. Então fui levada pro HOSPITAL E ME DERAM 3 SOROS POIS ESTAVA MUITO DESIDRATADA, e constataram que eu estava Anêmica,Meus Leucócitos estavam baixos(os que defendem o organismo),estava com plaquetas baixas, a minha menstruação não vinha Há 5 meses,e estava com Gastrite devido ao longo tempo sem comer.
SINTO QUE ESTOU NUM MEIO DE UMA GUERRA,É MUITO DIFÍCIL ACHO QUE SÓ ENTENDE QUEM PASSA POR ISSO,ESTOU ME TRATANDO COM PSÍCOLOGO,NUTRICIONISTA E PSIQUIATRA. JÁ AUMENTEI 4kg MAIS PRECISO AUMENTAR MAIS,PEÇO FORÇAS A DEUS PORQUÊ É UMA LUTA MUITO GRANDE. ALGUNS DIAS EU CONTINUO A LUTAR PRA ANDAR NA LUZ.
QUEM SOFRE DISSO,GOSTARIA QUE ESCUTASSE ESSA MUSICA:"COURAGE" DA BANDA SUPERCHICK,FALA SOBRE TUDO O QUE NÓS PASSAMOS,É MUITO LINDA :)

Valentina disse...

Olá meninas, meninos, mocinhas, mocinhos, mulheres, homens, senhoras, senhores,ruivas, morenas, loiras, moradores da periferia,condomínio de luxo,magras,magros,gordos...a população de nosso país está contaminada com a influencia da mídia em nossas famílias...as pessoas cobram muito de si e acabam sofrendo pela busca frenética do corpo perfeito. Perfeito??? Muitas vezes oq é perfeito para a mídia e meio social não é ideal para você,aliás, a beleza não vai a mesa ela atrai mas não sustenta relacionamento algum!!! A busca pelo corpo perfeito se tornou modismo...é só observar o crescimento da industria farmaceutica, cosmeticos e ate mesmo cirurgias plásticas. Nossa população está doente e precisa de ajuda!!! Temos q aceitar antes de nos tratar...pois a busca existe e o fim tambem. Viver ou Sofrer??? vc escolhe!!!

Anônimo disse...

Olá , tenho 12 anos 1,61 & menos de 50kg ...Estou depressiva , finjo estar "bem" perto das pessoas...Eu me sinto uma baleia , me vejo surper gorda (msm as pessoas dizendo que estou magra) ,eu qse nao como , e qd/se como provoco vômito ,minha espectativa é xegar a 30kg ou 28kg slá 'em um mes , (será que consigo?)
Tds me julgam , falam que eu to com "fogo no zói" , que eu to qrendo passar mal , que eu qro "causar prejuizo" pra familia se eu tiver que ir para o hospital , falam que eu nao tenho nd que imagrecer!! , (mas ninguem qr saber cm eu me sinto , cm eu estou , ninguem se importa realmente COMIGO ...A maioria diz que eu estou magra ,etc ,mas nao escutam a minoria me xamando de gorda , baleia , horrivel etc :( ,eu axo que se eu ficar magra msm ,vao goxtar maix de mim ,EU vou goxtar maix de mim ,ou slá...
Nao axo que estou com anorexia ou bulimia , nao axo que preciso de ajuda pois nao estou doente! Só qria dizr cm me sinto ,é iSS ,#Bjus

Anônimo disse...

QUERO FAZER PARTE DESSES BLOGS DE ANOREXIA , COMO POSSO PARTICIPAR?

Anônimo disse...

QUERO FAZER PARTE DESSES BLOGS DE ANOREXIA , COMO POSSO PARTICIPAR?

Equipe do Blog disse...

Olá.. sei como você se sente pelos seus comentários... Você pode estar com anorexia sim... e com a sua família contra você as coisas podem piorar. Acho que seria interessante conversar com alguém que você possa confiar, pode até ser um profissional. Obrigada pelo seu comentário se quiseres conversar tenho msn disturbioanorexia@hotmail.com Bjs