Procurar

sábado, 14 de março de 2009

Influências


Já lá vai o tempo em que ouvíamos dizer "gordura é formosura".
Agora, a palavra de ordem é "magreza é beleza".

Este novo mito, cultivado pelos modelos que desfilam nas passarelas, e que aparecem nas capas das revistas, tem produzido um impacto tremendo em milhares de adolescentes, que interiorizam a ideia de que "ser magra é ter sucesso", ou "ser magra é ser bonita".

Pressionadas por estes conceitos de natureza cultural e social, as jovens acabam por ser vítimas de uma doença grave, designada nos manuais de psiquiatria por Anorexia Nervosa. Este é caracterizado pela recusa do doente em se alimentar, de acordo com os padrões normais, e pelo desejo obsessivo de emagrecer. A Anorexia Nervosa atingiu proporções epidémicas na América nos anos 80 e, em Portugal, encontra-se numa fase de expansão, calculando-se que cerca de 12% dos jovens sofre já duma tendência para desenvolver a doença.

Esta "fobia do peso" é nove vezes mais frequente nas mulheres do que nos rapazes, pois são elas que têm maior preocupação com a beleza física e com a sua auto-imagem. Geralmente é por volta dos 16 anos que se torna mais evidente, embora também possa aparecer em mulheres adultas.

Nenhum comentário: