Procurar

domingo, 8 de março de 2009

Tratamento

O principal objetivo do tratamento á ganhar peso. É aí que a coisa toda complica. Começa o famoso "enquanto não descobrir a causa ...", "quando descobrir a causa ...", "não adianta obrigar a comer enquanto não descobrir o porque..." etc.

O fato é que as pesquisa mostram que o mais importante de tudo é normalizar o peso. Mesmo que seja contra a vontade da paciente. Pode ser através de muita paciência dos pais à mesa, pode ser através de recompensas e castigos, pode ser através de hospitalização. O importante é que ganhe peso.

Mas os pais, os leigos e muitos profissionais ainda acham que "tem que descobrir a causa", portanto o tratamento mais eficaz, que é o ganho de peso através de tratamento hospitalar quase nunca é feito.

Na prática, a internação hospitalar acaba sendo o último recurso, quando o estado de emagrecimento chegou num ponto em que a paciente começa a correr risco de vida.
  • Ou seja, a hospitalização, que deveria ser o primeiro recurso, acaba sendo o último.
Bem, como na prática elas não são internadas, tenta-se tratar com:
  • Antidepressivos.
Porque eles diminuem o caráter compulsivo dos vômitos, da distorção da auto-imagem, porque eles agem no Sistema de Neurotransmissores que estão alterados nessa doença. O tempo de espera para começar o efeito é de várias semanas; além disso a paciente não aceita estar doente e não quer tomar remédios (a não ser aqueles que a façam perder mais peso). Portanto aí já começa a primeira batalha entre os pais e a paciente. Existem muitos Antidepressivos diferentes e pode ser que as primeiras tentativas não tragam resultado. Nesse caso, é preciso ter paciência para uma tentativa com outro medicamento, que também precisará de algumas semanas para ser avaliado.
  • Psicoterapia.
É muito importante, embora geralmente as pacientes só vão ao Terapeuta para que a família as deixe em paz. Esse é um dos motivos pelos quais a Psicoterapia não se aprofunda, fica arrastada, parece que é um castigo semanal para a paciente. A forma de Psicoterapia mais eficaz é a Cognitivo Comportamental (TCC).
  • Orientação Nutricional.

Nenhum comentário: